Dra. Eloíza Quintela

Total de visitas:2.689.231
Desde 01/08/2007

ESCALA MELD

 

A escala MELD ou Modelo para Doença Hepática Terminal, do inglês Model for End-Stage Liver Disease, é um sistema de pontuação para avaliar a gravidade da doença hepática crônica.
Ela utiliza os valores do paciente de bilirrubina sérica, creatinina sérica e índice internacional normalizado (INR) para predizer sobrevida. Este sistema também é utilizado para priorizar a alocação dos pacientes para transplantes hepáticos.
É calculado de acordo com a seguinte fórmula:
MELD = 3,78[Ln bilirrubina sérica (mg/dL)] + 11,2[Ln INR] + 9,57[Ln creatinina sérica (mg/dL)] + 6,43
Obs: Ln = Logaritmo natural

 

O que quer dizer o valor do MELD?

Na interpretação da escala MELD em pacientes hospitalizados, a mortalidade em 3 meses é:

CLASSIFICAÇÃO DE CHILD-PUGH

 

Na medicina (gastroenterologia), a classificação de Child-Pugh, também conhecida como classificação de Child-Turcotte-Pugh, é usada para avaliar o prognóstico da doença hepática crônica, principalmente da cirrose. Embora tenha sido usado originalmente para predizer a mortalidade durante a cirurgia, a escala é usada atualmente para determinar o prognóstico, assim como a necessidade de transplante hepático.

 

Pontuação

A pontuação emprega cinco critérios clínicos para a doença hepática. Cada critério é pontuado entre 1-3, com 3 indicando a condição mais severa.


Critério

1 ponto

2 pontos

3 pontos

Bilirrubina total (mg/dl)

<2

2-3

>3

Albumina sérica (g/dl)

>3,5

2,8-3,5

<2,8

TP (s) / INR

1-3 / <1,7

4-10 / 1,71-2,20

>10 / >2,20

Ascite

Nenhuma

Leve

Severa

Encefalopatia hepática

Nenhuma

Grau I-II (ou suprimida
com medicação)

Grau III-IV
(ou refratária)

Na colangite esclerosante primária e cirrose biliar primária, os valores de referência de bilirrubina são alterados para refletir o fato de que estas doenças apresentam níveis altos de bilirrubina conjugada. Nestas doenças, o limite superior para 1 ponto é de 4 mg/dl e o limite superior para 2 pontos é de 10 mg/dl.

 

Interpretação

A doença hepática crônica é classificada em Child-Pugh classes A a C, empregando-se a pontuação somada acima.


Pontos

Classe

Sobrevida
em 1 ano

Sobrevida
em 2 anos

5-6

A

100%

85%

7-9

B

81%

57%

10-15

C

45%

35%

 

Outros sistemas de pontuação

Embora a classificação de Child-Pugh tenha sido a primeira do tipo em estratificar a gravidade da doença hepática terminal, ela não é o único sistema de pontuação existente. A escala MELD (Modelo para Doença Hepática Terminal) é usada cada vez mais para avaliar pacientes para transplante hepático, embora ambos escores aparentem ser mais ou menos equivalentes.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.