Dra. Eloíza Quintela

Doador de órgãos - entendendo a doação pós- morte

Morte Encefálica

É a parada de funcionamento do encéfalo, ausência de fluxo sanguíneo no cérebro e coração batendo, sinais vitais estáveis e mantidos por meios artificiais: aparelhos de oxigênio, soros, reposição de íons alterados, etc).

Órgãos ou tecidos que podem ser doados:

Córneas, rins, coração, pulmão, fígado, pâncreas, pele, cartilagem, ossos e veias.

Como os órgãos podem ser doados?

A principal maneira de ser um doador é sempre expor em vida sua intenção à família. Caso ocorra uma situação de morte encefálica, a mesma irá lembrar e respeitar na maioria das vezes a sua opinião.

Pode-se deixar expresso em documento de identidade ou outros.

A vontade da família é sempre soberana e respeitada.

Os órgãos são doados após solicitação das OPOS (organização de procura de órgãos de cada instituição, composta por um medico, uma enfermeira, psicóloga e assistente social). Quando uma pessoa é internada em alguma Unidade de Terapia Intensiva, é declarado estado de morte encefálica e notificada (notificação obrigatória) à Central de Transplante do seu Estado, a OPO aborda os familiares responsáveis para captar órgãos e salvar outras vidas.

Órgãos que não necessitem perfusão (fluxo sanguineo) até o momento da retirada podem ser doados diretamente pela família.

Como: córneas, cartilagens, ossos e pele, até seis horas após a parada cardíaca, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde da Cidade ou a Central de Transplantes.

Em caso de doação de rins, fígado, coração, pulmão, fígado e pâncreas, que apenas é realizada quando o paciente encontra-se em morte encefálica, diagnosticada no hospital, a família será procurada para autorizar ou não a doação.

Limite de idade para doação:

Não existe limite de idade, porém todos os casos de doação são avaliados pela equipe de transplantes quanto à viabilidade dos órgãos.

Como posso demonstrar meu interesse em doar meus órgãos?

Comunicando a sua família ou responsável legal que você deseja doar seus órgãos após morte ou caso venha ter morte encefálica.

A doação de órgãos deforma o corpo?

Não, a retirada de órgãos é uma cirurgia cuidadosa em que são observados todos os rigores de um procedimento cirúrgico rotineiro.

Quem assina o termo de doação de órgãos e tecidos?

O termo de doação é assinado pelo cônjuge, ascendente ou descendente, autorizando a retirada de órgãos e tecidos, para fins de transplantes.