Medicamentos de uso após o transplante contra rejeição: imunossupressores
- METICORTEN (PREDNISONA)
É um hormônio esteróide, semelhante ao hormônio que seu corpo produz normalmente, administrado por via oral em conjunto com outras drogas para prevenir a rejeição.
Sua prescrição é feita em comprimidos de 5, 10 ou 20 mg.
NUNCA deve ser tomado com o estômago vazio.
Os efeitos colaterais podem incluir:
Irritação Gástrica: manifestada como gastrites, úlceras ou sangramentos. A tomada após refeições e o uso de protetores gástricos reduz a ocorrência destes efeitos adversos;
Edema (Inchaço): observado em face, pálpebras, mãos e calcanhares. Este efeito ocorre pela retenção de líquidos provocada por esta medicação a qual pode também acarretar elevação da pressão arterial. A intensidade destes efeitos depende da dose utilizada e, com a redução gradativa que ocorre com o passar do tempo após o transplante, estes efeitos tendem a desaparecer;
Ganho de Peso: pode ocorrer devido ao edema e ao aumento da ingestão alimentar pelo ganho de apetite. Para evita- lo, devem ser controlados os hábitos alimentares, evitando principalmente, a ingestão de sal e gorduras;
Risco Aumentado de Infecções: especialmente nos primeiros meses após o transplante, enquanto sua dose de Metícorten estiver elevada, período no qual você deve evitar contato com pessoas portadoras de infecções, e transitar em locais de construção ou onde exista poeira, que geralmente carrega fungos que podem penetrar na sua árvore respiratória e causar infecções pulmonares. Com a redução da dose, os riscos diminuem.
Aumento do Açúcar Sanguíneo: doses altas de prednisona, utilizadas nos primeiros dias após o transplante, ou para o tratamento de episódios de rejeição, podem elevar um pouco as taxas de glicemia e, eventualmente, levar a necessidade temporária de insulina;
Alterações da Pele: podem incluir acne ou exantemas, estrias, cicatrização lenta, marcas ou estrias semelhantes às da gestação. Ocorrem em número restrito de pacientes, na maioria em pequena intensidade;
Mudanças de Humor: varia de estimulante a depressor, e sua intensidade depende da dose. Doses elevadas podem ocasionar discreta insônia;
Osteoporose: situação rara que ocorre mais em idosos com uso prolongado de corticóide. A suplementação de cálcio pode ser prescrita para preveni-la;
Dependência de Corticóide: o uso prolongado desta droga inibe a produção endógena de seu corpo. Para que seu corpo assuma novamente esta função, a retirada desta droga deve ser feita de forma lenta. A retirada rápida desta medicação pode ocasionar graves sintomas que põe em risco sua própria vida.
Portanto NUNCA PARE OU REDUZA SUA MEDICAÇÃO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA.
Catarata e Glaucoma; constituem situações raras decorrentes do uso prolongado de corticóides.
SANDIMUNN NEORAL (CICLOSPORINA).
E uma potente droga imunossupressora que diminui células específicas, normalmente responsáveis pelos processos de rejeição.
Existe sob a forma liquida (100 mg/ml) ou comprimidos de 25, 50 ou 100 mg. A forma liquida deve ser diluída antes de ser tomada.
Pacientes portadores de gastroparesias graves, ou de alterações da motilidade, ou absorção intestinal, como no caso das diarréias, podem apresentar alterações de absorção da medicação, necessitando aumento de sua dosagem para manter níveis séricos satisfatórios.
Uma série de outras medicações interfere em sua absorção metabólica, exigindo monitorização rigorosa de seus níveis séricos que administradas concomitantemente.
A ciclosporina deve ser tomada diariamente, sempre no mesmo horário, misturado em leite puro, nescau ou suco de maçã, sempre na mesma quantidade,
alterações na sua diluição modificam sua absorção por alterar sua concentração na solução ingerida.
Outra propriedade importante de Sandimmun é sua absorção ou adsorção a superfícies porosas ou plásticas, reduzindo a dose ingerida quando diluída em copo de isopor ou plástico. Portanto, SANDIMMUN DEVE SEMPRE SER DILUIDO E ADMINISTRADO EM COPOS DE VÍDRO.
Seus principais efeitos colaterais são:
Fogachos e sudorese;
Formigamentos de mãos, pés e boca;
Tremores de mãos e pés;
- Crescimento dos pêlos, principal mente face, braços e pernas;
- Crescimento da gengiva, às vezes associado a dor, inchaço e vermelhidão;
- Corrimento nasal;
- Alto risco de infecção de qualquer tipo;
- Alterações nos testes de função hepática e renal;
- Elevação da pressão arterial
- Estes efeitos colaterais são evitados, desde que sua dose diária seja controlada adequadamente, pela sua equipe medica e por você.
- Sandimmun pode ser obtido em suspensão ou comprimidos. Na forma de suspensão, l ml - 100 mg, enquanto em comprimidos existe nas apresentações de 25, 50 e 100 mg cada comprimido.
- É importante planejar e ter certeza que você tem a quantidade certa de Sandimmun em mãos para finais de semana, feriados, etc..., uma vez que poucas farmácias possuem rotineiramente esta medicação e, por isso, você deve adiantar em sua aquisição de acordo com suas necessidades.
PROGRAF ( TACROLIMUS OU FK 506 ).
É um potente imunossupressor que atua especificamente inibindo calcineurima e assim, as interleucinas II e V, responsáveis pelo estimulo na proliferação de linfócitos T auxiliadores e citofóxicos, envolvidos no processo de rejeição.
Apresenta ação semelhante a ciclosporina, assim como sua metabolização.
Parece estar relacionado a menores índices de rejeição e efeitos colaterais gengivais e crescimento de pêlos. Entretanto, é mais nefrotóxico.
Encontra-se disponível em comprimidos de 1 e 5mg e pode ser adquirido junto à Secretaria de Saúde.
CELL CEPT (MICOFENOLATO MOFETIL).
Cell Cept é uma medicação dos anos 90. Atua inibindo a proliferação de todas as linhagens de linfócitos e, portanto, é inespecífico.
Reduzir muito as rejeições e melhorar os resultados do TP globalmente pode levar a depressão medular (leucopenia, plaquetopenia), que elevam os riscos de infecções, principalmente virais (-15%) e mais raramente a icterícias (hepatite medicamentosa).
Cell Cept é bem absorvido, sendo metabolizado no fígado e excretado na bile.
Encontra-se disponível em comprimidos de 500 mg, em caixas com 50 cps. É fornecido pela Secretaria da Saúde. Deve ser mantido em frascos leves, resistentes e bem fechado.
Seus principais efeitos colaterais são;
anemia;
sangramentos ou hematomas anormais (plaquetopenia);
náuseas, vômitos e diarréia;
gastrites, úlceras;
Quando tomados após refeições, é melhor tolerado, apresentando menos efeitos colaterais.
RAPAMUNE (SIROLIMUS).
O Rapamune foi aprovado em 1999 pelo FDA e precisa também ser usado em combinação com outras drogas.
Entretanto, o sirolimus pertence a uma classe de medicamentos totalmente diferente daquelas advindas dos inibidores de calcineurin.
Ele também interrompe a síntese do IL-2, mas num ponto diferente da cadeia de eventos.
Aparenta ser menos tóxico que outros imunossupressores.