DÚVIDAS A RESPEITO DE TACROLIMUS OU CICLOSPORINA
ESTAS SÃO DROGAS IGUAIS? PODEM SER PRESCRITAS AO MESMO TEMPO?
São drogas semelhantes em seus efeitos, tanto os desejáveis quanto os indesejáveis. Ambas pertencem a uma mesma classe chamada de “inibidores da calcineurina” e têm mecanismo de ação semelhante. Por várias razões, jamais serão prescritos ao mesmo tempo: ou um ou outro!
POR QUE ESTA MEDICAÇÃO É PRESCRITA?
Tanto o tacrolimus como a ciclosporina ajudam a prevenir a rejeição de seu novo fígado. Eles impedem que seu corpo considere seu fígado como "estranho", resultando em uma chance menor de rejeição.
O QUE FAZER SE ESQUECER DE TOMAR A MEDICAÇÃO ?
Se você esquecer a dose e se lembrar no mesmo dia, tome-a assim que se lembrar. Se já tiver passado mais de 8 horas do horário indicado, "esqueça" o fato e tome a dose seguinte no horário correto
O QUE FAZER NO CASO DE VÔMITOS ?
Tente, inicialmente, tomar meia dose cerca de 1 hora após o episódio. Tome a segunda metade após 40 - 60 minutos se tiver sido bem tolerada.Se continuar vomitando, comunique um membro da Pró-Fígado, e tente ingerir a dose, novamente, após 12 horas.Siga os passos acima novamente no caso da persistência do quadro após 12 horas.Se for incapaz de reter a segunda dose, comunique o médico.
QUE INSTRUÇÕES ESPECIAIS DEVEM SER SEGUIDAS ENQUANTO RECEBER ESTA MEDICAÇÃO?
1. Quando for colher sangue para dosagem de tacrolimus ou ciclosporina, NÃO tome a medicação antes de colher sangue. Isto nos ajudará a determinar a dose mais apropriada para você.2. Se você tiver vômitos ou diarréia (mais de 6 evacuações líquidas em um dia) ligue para seu médico. Poderá ser necessária nova dosagem do nível de tacrolimus ou ciclosporina para eventual ajuste.
QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS QUE O TACROLIMUS OU A CICLOSPORINA PODE CAUSAR?O QUE SE PODE FAZER PARA MINIMIZÁ-LOS?MAIS COMUNS
1. Tremores (em geral os tremores são discretos, nos braços e pernas). Se você observar suas mãos muito trêmulas ou se sentir trêmulo, ligue para o médico. Sua dose pode estar precisando de ajuste.
2. Pressão alta (mínima ou diastólica maior ou igual a 9,5). Se sua pressão continuar elevada, seu médico pode prescrever uma medicação para diminuí-la. Se a pressão continuar alta por vários dias, ligue para o médico. Controle-a diariamente ou duas vezes por semana.
3. Aumento de cabelos e pelos. Pode ser observado no couro cabeludo e pernas e braços quando se toma ciclosporina. Isto não é raro, mas geralmente não é um problema sério.
4. Perda de pelos e/ou cabelos. Pode ser observado quando se toma tacrolimus. Da mesma forma, isto não é raro, mas geralmente não é um problema sério. Observe que, neste caso, o efeito colateral de um é o contrário do efeito indesejável do outro.
5. O tacrolimus e a ciclosporina são tóxicos para os rins e, até, para o próprio fígado. Mais uma vez, somente o seu médico tem condições de julgar a dose e o nível sangüíneo mais adequados para o seu caso.
MENOS COMUNS
1.Problemas gastro-intestinais - dores no estômago, náusea, diarréia, etc. Se estiver recebendo ciclosporina, tome-a com ou após as refeições.
Com o tacrolimus, o efeito gástrico é menos comum, e este deve ser ingerido preferencialmente com o estômago vazio. Se os sintomas persistirem ou piorarem, avise seu médico. Pode ser que necessite de ajuste na sua dosagem.
2. Dor de cabeça
3. Sensação de "calor" nas mãos e pés.
4. Hipertrofia ou crescimento das gengivas (ciclosporina).Os efeitos colaterais do tacrolimus e da ciclosporina são dose-dependentes, e portanto tendem a diminuir com a redução progressiva da dose.
COMO CONSEGUIR TACROLIMUS OU CICLOSPORINA
Por ocasião de sua alta hospitalar, a enfermeira coordenadora entregará uma documentação para que você ou seu familiar possa abrir o processo para retirar a ciclosporina na Secretaria de Estado da Saúde.Cerca de 1 semana antes de sua medicação terminar, entre em contato com a enfermeira coordenadora para que ela providencie a nova receita. Fique atento ao seu estoque, principalmente nos feriados prolongados.