FUNCIONAMENTO DO FIGADO
O fígado é essencial para manter o bom funcionamento do corpo.
Remove ou neutraliza venenos do sangue, produz agentes imunes ao controle de infecções e elimina germes e bactérias no sangue. Faz proteínas, produz bile, etc.
Na cirrose hepática, normal, o tecido saudável é substituído por tecido cicatricial que bloqueia o fluxo de sangue através do corpo e continua trabalhando como deveria.
A cirrose tem muitas causas, mas entre os mais comuns são o álcool e hepatite C.
Inicialmente, a doença pode não ter sintomas, mas como o tecido da cicatriz substitui as células saudáveis, de função do fígado começa a falhar ea pessoa pode começar a aparecer:
Fadiga e exaustão
Náuseas
Falta de apetite
Perda de peso
Fraqueza generalizada
Dor abdominal
Spiders: Angiomas: são os vasos sanguíneos dilatados, aranhas que desenvolvem- se na pele do tronco, costas, braços, face, etc.
CIRROSE COMPENSADA
Se a cirrose é compensada, isso significa que mesmo se o paciente está bem, têm uma tendência a tornar-se desnutrido e é por isso que nós vamos garantir que a sua dieta variada e equilibrada.
É recomendado que a ingestão diária de cinco refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Ele vai comer todos os tipos de carnes, peixes, legumes, leite, ovos, frutas, verduras, etc.
Nunca tome qualquer tipo de álcool.
CIRROSE DESCOMPENSADA COM RETENÇÃO DE LIQUIDOS NO CORPO (ASCITE,PÉS INCHADOS)
Se você tiver cirrose com acumulo de liquido no abdômen, para evitar outras compilações da doença, o paciente vai fazer uma dieta variada e equilibrada.
Não coma sal, faça de 5 a 6 refeiçoes ao dia.
Alimentos permitidos: Carnes e peixes de todos os tipos, vísceras, ovos, pão sem sal, queijo sem sal, leite, iogurte, requeijão, manteiga, massas, cereais, arroz, legumes, batatas, legumes, frutas, açúcar, mel, chocolate, cacau, refrigerantes ...
Alimentos proibidos: sal, salgados e defumados de carne do bacalhau, mariscos, enchidos, pão e sal, azeitonas, queijos, preparado, cubo de caldo, o percentual de base de sucos, salgados, confeitaria industrial, as bebidas alcoólicas.
CIRROSE E ENCEFALOPATIA CRÔNICA COM INTOLERÂNCIA ÀS PROTEÍNAS
Se o fígado não consegue eliminar a substância encontrada em alguns elementos, especialmente de carne, podem produzir um "curto circuito" do cérebro e a intoxicação alimentar por alta carga proteica pode alterar o estado do paciente, sonolência, mudança de comportamento, o sono e até mesmo, se não interrompido a situação, fazendo com que o paciente entre em coma.
Se o paciente atinge esse estágio, deve-se retirar da sua dieta alimentos a base de carne e peixe e outros alimentos protéicos como leite, legumes, ovos, etc.
É muito importante seguir as seguintes recomendações:
Comida sem sal
Tomar liquidos em cerca de 2 litros diários.
Nunca se esqueça das medicações
Retire a carne e peixe da dieta
Substitua a carne e proteínas de peixe e outros produtos lácteos, legumes e ovos
Faça 6 refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e antes de dormir.
Substitua todo o sal da dieta: você pode usar o tomilho, orégano, louro, suco de limão, vinagre, sem álcool, alho, salsa, cebola, pimentão, etc.
Alcool é proibido e nunca combina com doenças do fígado!!!!
Alimentos permitidos: Leite, iogurte, requeijão, manteiga, ovos, queijo sem sal, batata, feijão, macarrão, arroz, pão sem sal, vegetais, frutas, açúcar, chocolate, cacau.
Alimentos proibidos: sal, carnes, miudezas, peixes, mariscos, enchidos, charcutaria, queijos, pão e sal, azeitonas, ovos mexidos em diante, cubidos de caldo de panificação, industrial, conservas, álcool, etc