APRI e FIB4
Somente por meio da realização de uma biopsia do fígado é possível se conhecer com segurança o real estado do fígado, mas a biopsia é um procedimento invasivo do qual muitos pacientes tem verdadeiro pavor. Outros métodos não invasivos incluem : Fibroscan, Elastografia por ultrassonografia – ARFI e os testes sanguíneos: APRI e FIB 4.
Existem métodos não invasivos, mas todos eles têm o defeito de não serem totalmente seguros no resultado obtido. Em geral os métodos não invasivos são assertivos quando existe pouca ou nenhuma fibrose ou, quando existe uma fibrose muito avançada ou cirrose, mas o resultado fica comprometido nos casos de fibrose moderada. Isto é, se na escala METAVIR que indica os níveis de fibrose pela letra F, onde cada número corresponde ao grau de fibrose, assim, F0 e F1 indicam um fígado em bom estado, F3 e F4 indicam um dano considerável e F2 um quadro moderado de fibrose.
Se o resultado do APRI é inferior a 0,5 muito provavelmente não existe fibrose (F0) ou existe um mínimo de fibrose (F1). Mas se o resultado do calculo APRI for superior a 1,5 o resultado não é bom, já que indica que pode existir uma fibrose avançada (F3) ou até cirrose (F4). Um resultado entre 0,5 e 1,5 não consegue identificar se existe qualquer grau de fibrose ou cirrose.
ATENÇÃO:
O resultado do valor da transaminase ALT/TGO pode sofrer variações por vários motivos, por isso não deve se utilizar como valor correto o último dos resultados, sendo recomendável realizar a média de três resultados, com intervalos superiores de trinta dias entre eles.
IMPORTANTE:
Em nenhuma situação o calculo APRI pode substituir a biopsia como conduta diagnostica, servindo somente como mais um instrumento para a estratégia clínica a ser seguida pelo profissional que atende o paciente.
Fonte: Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
CALCULE O APRI- AST to Platelet Ratio Index (APRI) Calculator
http://www.hepatitisc.uw.edu/go/evaluation-staging-monitoring/evaluation-staging/calculating-apri
CALCULE O FIB 4- CALCULE O Fibrosis-4 (FIB-4) Calculator
http://www.rccc.eu/calculadoras/Fib4.html
http://www.hepatitisc.uw.edu/page/clinical-calculators/fib-4
Monotemático de Métodos não Invasivos para Avaliação de Fibrose – SBH
http://www.apef.org.br/Arquivos/HIGHLIGHTS_DE_MONOTEMATICO_2014_853JY5.pdf