Proteínas essenciais na cirrose
*Exceto durante crises de encefalopatia
São elementos estruturais imprescindíveis a todas as células. Na falta de carboidratos e gorduras, as proteinas agem como elementos energéticos, mas de baixo rendimento. Dentre todas as moléculas orgânicas, as proteinas estão entre as mais abundantes e as maiores importância, daa a sua grande diversidade estrutural e a suas diversas funções biológicas.
As proteínas são compostas por vinte aminoácidos, dos quais oito não são sintetizados pelo organismo humano, chamados “essenciais” (triptofano, lisina, São elementos estruturais imprescindíveis a todas as células. Na falta de carboidratos e gorduras, as proteinas agem como elementos energéticos, mas de baixo rendimento. Dentre todas as moléculas orgânicas, as proteinas estão entre as mais abundantes e as maiores importância, daa a sua grande diversidade estrutural e a suas diversas funções biológicas.
As proteínas são compostas por vinte aminoácidos, dos quais oito não são sintetizados pelo organismo humano, chamados “essenciais” (triptofano, lisina,
metionina, valina, leucina, isoleucina, finilalanina, treonina). Por este motivo, quanto mais aminoácidos essenciais a proteína tiver, mais “nobre” será o alimento. Os produtos de orígem animal são, neste sentido os mais nobres. São fundamentais na constituição e construção do ser humano.Formam o arcabouço de todo o corpo (esqueleto, músculo, pele, etc).São constituintes básicos dos órgãos (coração, pulmões, rins, intestino,etc) e do sangue. São essenciais no crescimento.Constituem componente importante do leite materno. Repõem o desgaste natural dos tecidos (perda proteica diária). Formam substâncias capazes de auxiliar o organismo tanto no seu funcionamento como em sua defesa contra as enfermidades (enzimas e anticorpos).
Fontes: carnes, vísceras, peixes, ovos, leite e derivados (queijos, iogurtes, colhadas, etc.).
Proteína vegetal
As proteinas de origem vegetal são formadas por aminoácidos essenciais encontrados na soja, contém um bom balanceamento desses aminoácidos quando comparadas a outros vegetais. Quando utilizamos a soja com farinha de trigo, arroz ou milho temos uma melhoria na qualidade das proteinas da soja, podendo equipará-las com as proteinas de orígem animal.
Fonte: soja.
ALBUMINA
O que é?
É a proteína mais abundante em ovos. Presente também, no músculo e no sangue
Comercialmente extraída da clara do ovo, a albumina é uma proteína de alto valor biológico (que fornece todos os aminoácidos essenciais) sendo muito importante para atletas que desejam realizar uma dieta hiperprotéica.
Para que serve?
Ela é facilmente digerida e absorvida, o que facilita a recuperação do organismo. Sua necessidade é discutível, pois não é necessário suplementar o organismo com proteínas isoladas bastando escolher os alimentos de forma correta.
Dose recomendada:
Não há uma dose geral. Cada caso deve ser estudado, mas a recomendação é de aproximadamente 1,5g /Kg para o total de proteína da dieta somando-se suplementos e alimentos.
Contra-indicações:
Os problemas à saúde são os mesmos que ocorrem após o uso prolongado de dietas hiperprotéicas: possíveis problemas renais e hepáticos.