Obstipação Intestinal e Prisão de Ventre
Obstipação intestinal
Intestino preso / Prisão de Ventre
COMO FUNCIONA A DIGESTÃO?
O trato digestivo é um tubo contínuo que desmancha os alimentos até as suas formas elementares para que estas possam ser absorvidos sob a forma de nutrientes. Uma vez que o alimento chega ao estômago , inicia-se a mistura com o ácido produzido ali, o qual reduz o alimento a pequenas particulas . O estômago funciona como uma espécie de liquidificador .Só após ficarem de um determinado tamanho é que as partículas do alimento podem passar para o intestino delgado. Nele, o alimento vai sofrer mais um processo de quebra sob efeito dos sucos digestivos produzidos principalmente pelo fígado (bile) e pâncreas (suco pancreático). Durante a passagem do alimento através do intestino delgado, que tem aproximadamente 6 metros de comprimento , lentamente vai acontecendo a absorção dos nutrientes elementares. Ao atingir o início do intestino grosso, todos os nutrientes já foram absorvidos e o que sobra são resíduos (restos) de alimentos e água em grande quantidade. A função básica do intestino grosso (colon) é absorver toda a água e eliminar os resíduos através do seu produto final: as fezes.
COMO É UM RITMO INTESTINAL NORMAL?
Há uma grande variação dentro da normalidade para o ritmo intestinal que pode ser de 3 vezes ao dia a 3 vezes na semana. Qualquer ritmo entre estas variáveis pode ser considerado normal.
O QUE É OBSTIPAÇÃO?
O termo obstipação se refere a condição que o ritmo intestinal é irregular e a consistência das fezes é geralmente endurecida e ressecada. Isto resulta da absorção excessiva de água das fezes devido a passagem lenta das fezes pelo intestino grosso. Fazendo um pequeno questionário pessoal poderá saber se está com obstipação.
- Houve qualquer mudança na sua alimentação , hábitos de exercício, rotina diária ou nível de estress? Qualquer mudança ou alteração da rotina normal pode resultar em modificações do hábito intestinal.
- Que medicações está fazendo uso? Certas medicações com ferro, analgésicos, drogas anti-hipertensivas e uma variedade grande de drogas pode levar a obstripação.
- Há outros sintomas associados? Pessoas com obstipação geralmente sentem a barriga estufada ou inchada. Pode apresentar desconforto retal ou pressão no reto.
QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO?
Qualquer alteração do seu hábito intestinal (ritmo) merece a atenção de um profissional. Sintomas associados como perda de peso, dor abdominal acentuada ou sangramento podem indicar doenças associadas e merecem especial atenção. Outras doenças sistêmicas podem estar associadas a obstipação como diabetes ou doenças da tireoide.
QUE TIPO DE EXAMES DEVO FAZER?
Seu médico deverá fazer algumas perguntas para avaliar a necessidade de determinados exames . Exames de RX do intestino chamado enema opaco ou endoscopia às vezes se faz necessário. A endoscopia é um método mais direto , pois é visualizada a superfície do intestino parcialmente através da retossigmoidoscopia ou todo o intestino grosso através da colonoscopia.
COMO DEVO RESOLVER MEU PROBLEMA?
Três recomendações básicas :
- INGERIR BASTANTE LÍQUIDOS (6-8 COPOS /DIA)
- EXERCÍCIO FÍSICO (ATIVIDADE FÍSICA)
- DIETA RICA EM FIBRAS.
NÃO MELHORANDO PROCURE SEU MÉDICO.
ATENÇÃO: NÃO FAÇA USO DE LAXANTES SEM ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO
Regule teu intestino!
A definição de constipação é muito subjetiva. Na opinião de alguns indivíduos isto pode ser devido às suas fezes serem muito sólidas, pequenas, não freqüentes ou difíceis de serem expelidas, com a sensação de evacuação incompleta.
O tipo de dieta ingerida é responsabilizada por influenciar o tempo que antecede a defecação.
Segue abaixo uma orientação dietética.
Alimentos que devem ser ingeridos com maior freqüência:
- Cereais integrais (farinhas, trigo, arroz), pão integral, biscoito integral;
- Leguminosas frescas e secas (feijão, grão de bico, fava, lentilha);
- Frutas frescas como laranja com bagaço, mamão, pêra, uva, figo, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana prata (exceto maçã e banana maçã);
- Sementes oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache)
- Verduras como alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolis, pimentão, (de preferência cruas);
- Frutas secas (uva passa, figo, ameixa, damasco);
- Sucos de frutas como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá (sem coar);
- Leite e derivados, principalmente batido com frutas e mel;
- Ban-chá ou chá de jasmim;
- Farelo de trigo;
Recomendação Importante:
- Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia
Em caso de permanecer por 3 dias sem evacuar:
- Bater no liquidificador 1 copo de leite gelado, ½ mamão papaia, 4 ameixas secas e tomar em jejum; ou
- Ferver em 1 xícara de água 6 ameixas secas, coar e tomar à noite.
Tire suas dúvidas sobre esse problema que atormenta muita gente. Pode tomar laxante natural? Pode comer maçã? Pode...?
1. Pode comer maçã e banana se o intestino está preso?
Pode, mas há senões. Para alguns especialistas, a casca da maçã contribui para prender ainda mais o intestino. Segundo eles, comer maçã descascada e, melhor ainda, cozida está liberado. Outros acham que não há nenhum problema em ingeri-la com casca e tudo numa situação dessas. Até porque a casca seria uma fonte de fibra, que libera o tráfego intestinal. Em relação à banana, não existe nenhuma restrição. Ela não piora o quadro, mas também não ajuda, ou seja, não está entre os alimentos famosos por dar um chega-pra-lá no desconforto. A banana-maçã, no caso, é a menos indicada devido à sua composição.
2. Pode tomar laxante, natural ou não?
Não pode, a não ser em situações emergenciais, quando o indivíduo está há mais de cinco dias sem ir ao banheiro. Existem alguns tipos de laxantes. Os chamados osmóticos hidratam as fezes ressecadas, típicas de um quadro de prisão de ventre. Já os laxantes denominados catárticos provocam uma espécie de irritação nas mucosas do intestino, o que deflagra as contrações musculares responsáveis por expulsar o bolo fecal empacado no meio do caminho. Quando usada de maneira contínua, os laxantes catárticos podem lesionar o intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. Por fim, existem remédios com a mesma função que são rotulados de naturais porque se valem de extratos de fibras. Eles aumentam o volume do bolo fecal, mas o uso crônico também acarreta males para o intestino. Afinal, apesar de naturais, eles irritam a parede do órgão.
3. Pode aumentar o consumo de óleo nas refeições para ajudar?
Pode. Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas! Os extremos nunca são bons.