Diverticulite
Diverticulite
A diverticulite, também conhecida como diverticulose, é uma doença que afeta diretamente o intestino grosso, com formação e inflamação dos divertículos (pequenas aberturas em forma de bolsa ou saco presentes no determinado órgão). Além disso, permite o acúmulo de material fecal na parede do cólon. Esse tipo de doença manifesta-se com mais freqüência em pessoas de terceira idade, por volta dos 60 anos.
Sintomas
A maioria das pessoas que sofrem de diverticulite não apresentam sintomas. Outras apresentam um pequeno sangramento nas fezes. A melhor maneira de identificar a doença é consultar seu médico regularmente.
- A curto/médioprazo
Dor abdominal (geralmente do lado inferior esquerdo do abdômen)
Diarréia Cólicas
Alteração do hábito intestinal
Sangramento retal
Febre - A longo prazo
Perfuração do intestino
Abscesso (excesso de pus no intestino)
Formação de uma fístula (lesão)
Diagnóstico
Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como úlceras, apendicite, cólicas e infecções. O médico deve pedir exames para não ocorrer erros. Deve perguntar sobre o histórico médico do paciente, fazer o exame do toque no reto para determinar se existe inflamação ou sangue e estudos mais detalhados, como a ultra-sonografia.
Prevenção
Pessoas com uma dieta balanceada em fibras são menos propensas a desenvolver diverticulite. Recomenda-se comer frutas, verduras e grãos. Exercícios físicos também são aconselhados.
Tratamento
A melhor forma de tratamento para a diverticulite é incluir mais fibras na dieta. A fibra não irá curar, mas ajudará a prevenir a evolução da doença. Antibióticos também são indicados e, em casos extremos, uma dieta de líquidos e repouso absoluto. Se o paciente sentir muita dor ou houver infecção, serão aplicados antibióticos por via intravenosa. O procedimento mais comum é a cirurgia de retirada do cólon, se o paciente apresentar hemorragia intensa ou obstrução da parece do cólon. Ela somente é necessária nos casos mais extremos
Quando procurar um profissional
Deve-se procurar um médico quando a dor no abdômen, acompanhada de febre, persistir por várias horas, intensificando-se gradualmente. O proctologista é o médico que, além de uma pós-graduação em cirurgia geral e digestiva, realizou, também, treinamento específico para o estudo e tratamento das doenças do cólon e ânus.
Prognóstico
Seguindo o tratamento e adotando mais fibras na dieta, o prognóstico é excelente. Boa parte das pessoas com diverticulite não apresentam sintomas, mas aquelas que foram hospitalizadas recebem alta após 2 ou 4 dias depois do início tratamento.