Azia - Controle seu estômago
O QUE É A AZIA?
A azia ou Doença do refluxo gastroesofagiano refere-se ao retorno do ácido produzido dentro do estômago para o esôfago ( órgão tubular que leva o alimento da boca ao estômago) Este retorno pode causar danos a mucosa (pele que recobre todo o aparelho digestivo) levando a feridas. Estes machucados são chamados de esofagite.
A maioria das pessoas descrevem a azia como uma sensação de queimação atrás do peito, que sobe para a garganta ou pescoço. Algumas têm ainda a sensação do alimento retornando à boca (fenômeno conhecido como regurgitação). Esta sensação pode durar em torno de duas horas e piora com a ingesta de alimentos.
O QUANTO COMUM É TER AZIA?
Cerca de 60 milhões de americanos tem azia pelo menos uma vez ao mês e aproximadamente 15 milhões tem diariamente. É mais comum na meia idade ou em pessoas idosas e durante a gestação. Não existe uma estatística exata de números no Brasil.
QUAL É O TRATAMENTO PARA AZIA?
Em um número considerável de pacientes a mudança de hábitos alimentares ou de vida podem fazer o problema desaparecer.
- Evitar alimentos como chocolates, café, alimentos mentolados, gorduras ou frituras , condimentos, molhos picantes, tomate ou derivados e bebidas alcoólicas.
- Parar de fumar
- Emagrecer até próximo do peso ideal
- Evitar se alimentar 2 a 3 horas antes de deitar
- Fazer uso de medicações específicas – INDICADAS PELO SEU MÉDICO
QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO DEVIDO A MINHA AZIA?
Quando a azia não cessa com alterações dos hábitos de vida ou apresenta sintomas de azia duas ou mais vezes por semana, você deve procurar ajuda médica.
Quando o refluxo é deixado sem tratamento pode levar a complicações sérias como dor torácica imitando um ataque cardíaco, estenose (estreitamento) do esôfago, sangramento, ou esôfago de Barret ( uma condição especial da mucosa do esôfago que pode ser foco de risco de surgimento de câncer ). Sintomas associados a complicações do refluxo incluem:
- Disfagia : sensação que o alimento está enrascado (entalado) e desce com dificuldade.
- Sangramento : sangue nas fezes ou fezes enegrecidas.
- Tosse ou afogar: sensação do ácido refluir para a garganta causando afogamento, tosse, rouquidão ou problemas respiratórios.