Constipação Intestinal
Médicos alertam:
Constipação intestinal - Torne seu intestino um relógio biológico!
Especialista em Gastro-hepatologia Dra. Eloiza Quintela alerta: A constipação intestinal, conhecida também por obstipação intestinal ou para leigos como “intestino preso, pode gerar doenças graves. Intestinais.
Alimentos recomendados:
- Frutas: abacate, ameixa preta seca, figo, kiwui, laranja, mamão, manga, uva, uva passas seca.
- Verduras: agrião, brócolis, couve, espinafre.
- Cereais: arroz integral, aveia, farelo de trigo integral, farinha de trigo integral, germe de trigo, milho verde, milho de pipoca estourado.
- Cereais compostos: All bran, Granola.
- Ingerir bastante líquido: de preferência água
Mistura Noturna:
Para o alívio da constipação da noite para o dia, misture ½ xícara de suco de ameixa e 1 colher de sopa de suco de limão com 1 xícara de água mineral. Beba essa mistura antes de dormir. Contudo, essa mistura, é forte e o excesso pode causar diarréia.
SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS
O lactobacillus acidophilus ou bifidus ajuda a criar uma flora intestinal favorável, o que é muito útil para aliviar a constipação. Para a constipação crônica ou recorrente, os lactobacilos são altamente recomendados. Uma dose diariamente, conforme indicado no rótulo do produto.
Se as fezes têm um cheiro excepcionalmente ruim, considere uso de suplementos de clorofila. A clorofila é rica em oligoelementos, principalmente magnésio, e tem propriedades bactericidas naturais. Siga as orientações sobre dosagem indicadas no rótulo do produto.
Como é feito o tratamento?
Descartada doença grave ou que necessite de tratamento específico ou cirúrgico, recomenda-se o tratamento clínico. Ele deve priorizar mudanças na dieta e estilo de vida, e não o uso de laxantes, enemas e supositórios.
O ponto crucial para o tratamento da maioria dos pacientes com constipação intestinal crônica é corrigir os vícios alimentares.:
- Isso envolve o aumento da ingestão de fibras e de líquidos e
- redução do consumo de agentes constipantes, como café, leite, chá e álcool.
Com relação às fibras, preferimos que o indivíduo aumente a ingestão de fontes naturais, como frutas, verduras, cereais, na quantidade média de 25-30g/dia, que são nutricionalmente superiores às fibras purificadas e vendidas.
Quando o paciente não consegue atingir essa meta, podemos prescrever suplementos de fibras: trigo, psyllium, metilcelulose e outras.
Embora não esteja plenamente estabelecido, recomenda-se que o paciente realize atividades físicas regularmente. Isso ajudará não apenas no tratamento da constipação, mas também levará a um benefício em outros campos da saúde.
Em muitos casos, as medidas dietéticas e as mudanças de comportamento não atingem efeito satisfatório, porque implicam em mudanças de hábitos já estabelecidos, aos quais o paciente freqüentemente retorna após a normalização do hábito intestinal. Nesses casos, o próximo passo no tratamento da constipação é o uso de laxantes. São contra-indicados na presença de dor abdominal cuja causa ainda não foi determinada; constipação súbita associada a náuseas/vômitos; suspeita de obstrução ou perfuração do tubo digestivo.
Laxantes:
• Formadores de massa ou fibras: são substâncias que retém água, aumentando o volume das fezes, diminuindo sua consistência e facilitando a evacuação. Pertencem a esse grupo as fibras alimentares, naturais e sintéticas.
• Osmóticos: são substâncias que o intestino não absorve e, por isso, "puxam" a água dos vasos sanguíneos da parede do intestino e a retém. São eles: sais de magnésio, açúcares e álcoois não-absorvíveis, polietilenoglicol.
• Emolientes/Lubrificantes: facilitam o deslizamento do bolo fecal, pelo intestino, podendo interferir na absorção dos alimentos. Seu uso deve ser por curto período de tempo.
• Estimulantes/Irritantes: irritam a parede do intestino, fazendo com que ela se movimente e expulse o bolo fecal. São eles: sene, ruibarbo, cáscara sagrada e óleo de rícino.
A cirurgia é reservada para os pacientes com doenças agudas que necessitam de intervenção, como obstrução intestinal, apendicite, perfuração de tubo digestivo, doenças inflamatórias intestinais complicadas, e outros. Geralmente envolve a retirada de uma parte do intestino e correção da causa básica, quando possível.
Como prevenir a constipação intestinal?
• Alimente-se em horários regulares;
• Mastigue bem os alimentos;
• Prefira refeições mais variadas, ricas em frutas, verduras e cereais;
• Reduza a quantidade de gordura ingerida;
• Evite bebidas alcoólicas, chocolate, café, e alimentos que levem a produção excessiva de gases, como: brócolis, cebola, couve-flor, feijão;
• Beba bastante líquido, mais ou menos 2 litros por dia;
• Tente determinar um horário específico para evacuação;
• Obedeça, sempre que possível, à vontade de evacuar;
• Evitar distrações durante a evacuação, como ler revistas, jornais, falar ao telefone, etc;
• Pratique exercícios regularmente;
• Não utilize laxantes por conta própria. Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, procure um médico!
ALIMENTOS LAXANTES (Que "soltam"):
Feijão, ervilha, milho e pipoca, vegetais folhosos, aveia, ameixa preta, arroz integral, abacate, manga, laranja, suco de tomate, mamão, uva, mel, amendoim e castanha, suco de frutas ácidas com espinafre ou beterraba, barrinhas de cereais, sucrilhos e outros.
Tratamento fitoterápico
Se ocorrer alternância entre constipação e diarréia, aveia cozida em chá de linhaça pode ser muito útil. Acalma intestinos irritados e alivia a constipação. Prepare o chá de linhaça misturando 1 colher de chá de linhaça em 1 litro de água mineral; deixe cozinhar por quinze minutos. Use o líquido resultante, em vez de água, para cozinhar a aveia. Ou adicione ¼ a ½ xícara de chá a 120 mililitros de sucos e beba uma dose diariamente. A constipação deve ceder em 48 horas.
O chá ou a tintura de alcaçuz é calmante para paredes intestinais irritadas e ajuda a aliviar a constipação crônica. Use uma dose, uma ou duas vezes ao dia, durante três ou quatro dias.
Observação: Essa erva não deve ser dada a pessoas com pressão alta.
O suco de aloe vera é útil para resolver a constipação. Compre a forma comestível de aloe vera. Combine 1 colher de sopa do líquido com suco de fruta para torná-lo mais agradável e use essa mistura uma ou duas vezes ao dia.
Uma a dez gotas de óleo de linhaça orgânica, administrado duas vezes ao dia na comida, pode ajudar a facilitar a motilidade intestinal.
Sena (Fitoterápico) Denominação genérica – Sena (Cassia angustifolia).
Comercialização exemplificada – Tamarine cápsulas e geléia (Farmasa), Naturetti cápsulas e geléia (Sanofi-Aventis) e Tamaril (Marjan).
HOMEOPATIA
Para o problema de constipação ,selecione da lista a seguir um remédio que corresponda aos sintomas:
Use Alumina quando as fezes forem bolas pequenas, duras e secas, muitas vezes cobertas de muco. A eliminação é muito difícil, uma dose de Alumina 9ch, duas ou três vezes ao dia, durante dois ou três dias.
Calcarea carbonica é muitas vezes usada para constipação com a barriga dura e distendida, uma dose de Calcarea carbonica 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.
Se houver fezes duras e secas e estiver sentindo dor antes de ir ao banheiro, dê-lhe uma dose de Lycopodium 9ch, duas ou três vezes ao dia, durante dois ou três dias. Esse remédio também é recomendado para pessoas com gases no intestino inferior cujo cheiro assemelha-se a ovo podre.
Natrum muriaticum é o remédio para pessoas que adoram sal - lambe o sal dos pratos e chupa o sal de biscoitos - e é magra, especialmente no pescoço. Essa pessoa tem normalmente sede, mas tem fezes duras e secas. Ela se beneficia de uma dose de Natrum muriaticum 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.
Nux vomica é útil para pessoas que comem demais e fica constipada ou com gases, ficando impaciente e agitados, desejando alimentos substanciosos, gordurosos e/ou condimentados e expelir fezes pequenas, escuras e duras após várias tentativas, use uma dose de Nux vomica 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.
Sulfur para pessoas que muitas vezes tem coceira e irritação anal e geralmente quer mas não consegue defecar. Tem medo da dor da evacuação. Suas fezes têm um odor bastante forte. Use uma dose de Sulfur 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
- Aumente a quantidade de fibra e líquidos na dieta
Para estimular o movimento intestinal normal, use chá de linhaça.
Para normalizar a flora intestinal, use um suplemento de lactobacilos.
Selecione e administre um remédio homeopático apropriado.
Os enemas não têm praticamente nenhuma utilidade no tratamento inicial da constipação.- O trato digestivo é uma "rua de mão única". Não foi feito para ser lavado de baixo para cima.
- A menos que seu médico receite um enema, a constipação será melhor tratada de outras maneiras.
Massagear o abdome inferior ajuda a movimentar os intestinos. Massageie suavemente o abdome, seguindo o movimento natural dos intestinos. Comece pelo "canto" direito inferior, suba na direção das costelas, pelo lado esquerdo e desça em direção à pélvis.
Evite usar panelas de alumínio. É possível que traços mínimos de alumínio possam exacerbar a constipação.
- Beber muita água mineral e outros líquidos e comer uma dieta rica em fibras.
- Frutas, verduras e cereais integrais devem ter um lugar de destaque no cardápio.
Estimule a pratica de exercícios físicos.
Tome uma dose de lactobacillus acidophilus ou bifidus, uma vez ao dia, durante um mês, para manter a flora intestinal.