ASCITE
Ascite é a acumulação de líquido na cavidade abdominal. Também é chamada barriga-d'água. A quantidade de líquido pode ser tão pequena que só a descobrimos pela ultrassonografia abdominal ou atingir mais que 2,5 litros e causar um volumoso aumento do abdome.
Quais as causas de ascite?
São múltiplas as causas de ascite. A cirrose pelo vírus da hepatite C e álcool são as causas mais frequente de ascite, mas outras doenças do fígado, doenças do coração, do rim, do peritoneo e do pâncreas podem causar ascite.
Como se descobre a causa da ascite?
O médico tem ao seu dispor várias técnicas para descobrir qual a causa da ascite. A observação do aspecto do líquido ascítico, a sua análise bioquímica e bacteriológica, o estudo dos órgãos ( fígado, coração, rim ) que podem estar envolvidos são etapas que o médico trilha para chegar à causa da ascite.
Porque é que se acumula líquido na cavidade peritoneal?
O fígado produz uma proteína, a albumina, que retém a água nos vasos sanguíneos. O fígado com cirrose é incapaz de produzir albumina e esta ao diminuir no sangue permite que a água dos vasos sanguíneos escape e infiltre os tecidos das pernas causando edema e se acumule na cavidade abdominal causando ascite ( barriga de água ). Muito provavelmente as alterações do fígado levam a uma dilatação dos vasos e a uma diminuição do fluxo renal com consequente retenção de sódio e de líquido. O aumento da tensão no território venoso causado pela cirrose leva à acumulação de líquido na cavidade peritoneal. Mas os mecanismos da formação da ascite são complexos e ainda mal conhecidos.
Qual o tratamento?
Na cirrose alcoólica a abstinência de álcool é da maior importância.
A dieta com pouco sal é essencial, na fase inicial, até que haja uma franca diurese. A ascite pode diminuir rapidamente, em alguns doentes, só com o repouso e restrição de sal.
Geralmente é necessário administrar medicamentos diuréticos. Se a ascite atinge grande volume e se torna incomodativa, é necessário, hospitalização. Por vezes tem que se extrair líquido ( paracentese ) para aliviar o incomodo da tensão causada pelo líquido dentro do abdôme. Com alguma frequência a resposta aos medicamentos diuréticos é má e, é difícil esvaziar o líquido da cavidade peritoneal. O transplante do fígado é a solução definitiva nos casos de cirrose com ascite refratária.