O Parto por cesárea reduz o risco de transmissão da Hepatite B
Um estudo realizado por pesquisadores chineses comparando a possibilidade de transmissão da hepatite B pelas mães infectadas aos filhos no momento do parto foi publicado no Virology Journal comparando as possibilidades de contagio que existem entre o parto normal e o parto por cesárea.
A hepatite B infecta 350 milhões de pessoas no mundo e continua sendo um dos mais sérios problemas de saúde apesar da imunização passiva (imunoglobulina para hepatite B no nascimento) e da imunização ativa (três doses da vacina). A transmissão da mãe para o filho pode acontecer durante o pré-natal, durante o parto o após o mesmo. O estudo pesquisou se a intervenção durante o parto possibilitaria reduzir a possibilidade de transmissão.
A meta-analise incluiu 789 mulheres infectadas com hepatite B demonstrou que a taxa de contágio ao filho no parto por cesárea foi de 10,5% contra 28% nos casos dos partos normais. A seleção das mulheres foi realizada retrospectivamente em estudos publicados no Cochrane Central Register of Controlled Trials (the Cochrane Library 2008, issue 1), PubMed (1950 to 2008), EMBASE (1974 to 2008), Chinese Biomedical Literature Database (CBM) (1975 to 2008), China National Knowledge Infrastructure (CNKI) (1979 to 2008), VIP database (1989 to 2008).
Somente foram considerados casos de cesarianas eletivas, antes do inicio do trabalho de parto ou da ruptura de membranas.
Concluem os pesquisadores que os partos por cesárea são relativamente efetivos y seguros para prevenir a transmissão da hepatite B de mães infectadas para os filhos no momento do parto.
Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Virology Journal 2008, 5:100doi:10.1186/1743-422X-5-100 - Elective caesarean section versus vaginal delivery for preventing mother to child transmission of hepatitis B virus - a systematic review - Jin Yang, Xue-mei Zeng, Ya-lin Men and Lian-san Zhao - Center of Infectious Diseases, National Key Laboratory of Biotherapy for Human Diseases, West China Hospital of Sichuan University, Chengdu 610041, Sichuan Province, PR China
Carlos Varaldo
Grupo Otimismo